quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Babá?

- E agora que acabou a faculdade, o que pretende fazer?
- Vou passar um ano nos Estados Unidos!
- Noooossa! Que legal!!!! O que você vai fazer lá?
- Trabalhar e estudar.
- Trabalhar de quê?
- Vou ser au pair. Já ouviu falar sobre o programa de au pairs?
- Não... O que é isso?
- Bom, eu vou morar com uma família americana, cuidar das crianças delas durante o dia, e ela vai me pagar uma bolsa de estudos.
- Ah, legal... Então você vai ser babá...
- Uhum!
-Hum...

Perdi a conta de quantas vezes eu tive esse diálogo. Desconhecidos, amigos, e até mesmo familiares ficavam empolgados ao ouvir "vou passar um ano nos Estados Unidos", mas devolviam um muxoxo desacreditado quando ouviam "cuidar das crianças". Não posso culpá-las, porque já fui responsável pelas mesmas reações uma vez.

A verdade é que eu tinha preconceito com esse tipo de intercâmbio e agora pago pela minha boca. Para que o mesmo não aconteça com desconhecidos/amigos/familiares, explico o que significa ser au pair.

Au Pair In America é uma agência britânica que trabalha em parceria com agências de intercâmbio do mundo todo selecionando meninas para serem au pair nos EUA (o processo de seleção é extenso e pode ser assunto de outro post). Eu fui orientada pela Experimento, de Campinas.

Vou morar na casa de uma família americana, minha host family, e deverei ser recebida como parte dela. Devo vivenciar a cultura americana, participar de eventos familiares e fazer minhas refeições com eles. Serei babá das crianças da família e receberei um salário semanal. Além disso, a minha host family deve pagar uma bolsa de estudos e eu posso escolher entre diversas opções de cursos disponíveis pela APIA. Estudar durante a estadia nos EUA é uma obrigação do intercâmbio de au pair.

Uma espécie de psicóloga/conselheira – counsellor -, contratada pela APIA, é responsável pelo grupo de au pairs – cluster - da região. Ela organiza um evento mensal entre as meninas (seja um jogo de baseball, patinação no gelo, palestras, etc), e reuniões periódicas individuais para acompanhar o processo de adaptação de cada uma.

É lógico que ser babá é a parte mais importante e de grande responsabilidade no programa – e eu estou ansiosa para conhecer meus host brothers. No entanto, não me esqueço o que a gerente da Experimento disso na palestra, em julho: "Ninguém entra no programa de au pair porque o sonho é ser babá ou porque quer ser especialista em cuidar de crianças. Mas se a sua vontade é aperfeiçoar o inglês, viver fora, conhecer outra cultura, criar novas amizades... Ser au pair é uma oportunidade para realizar tudo isso".

Brenda

PS: A expressão "au pair" é francesa e, ao pé da letra, significa "ao par".

3 comentários:

Stela disse...

Minha prima acabou de voltar de um programa como esse, ela ficou na California, e disse que foi a maior experiência da vida dela! Voltou com uma boa grana e um ótimo inglês! Tenho certeza que você vai aproveitar muito! Antes eu também tinha um certo preconceito, mas hoje em dia vejo que não tem nada a ver e que é umas das melhores formas de intercâmbio!!
Falta pouco né..

O Escriba disse...

E nunca te perguntaram: "mas você gosta de crianças?".

Brenda disse...

Já, várias vezes. Eu adoro crianças!