terça-feira, 9 de novembro de 2010

Parte 2: Califórnia



Depois da estadia de dois dias e três noites em Las Vegas, fizemos o caminho de carro de volta para Los Angeles na manhã de terça-feira, com uma parada de uma tarde e um pôr-do-sol em San Diego - onde pisei pela primeira vez nas águas geladas e cheias de algas bizarras do Oceano Pacífico.

Welcome to the Hotel California

Sempre ligo músicas a momentos especiais da minha vida. Uno música ao lugar, companhia, cheiros, sentimentos e imagino, na minha cabeça, uma cena montada e editada para filme. É assim desde criança. E os melhores desses momentos quase sempre acontecem quando estou dentro de um carro. No trajeto de Las Vegas a San Diego, pouco depois de passar a placa de divisão entre os Estados de Nevada e Califórnia, mudamos a estação da rádio e pegamos o começo de "Hotel California" do Eagles. Cena de filme. Ainda seguida, durante as próximas horas da viagem de carro, pelas músicas "California Gurls" da Katy Perry e "Dani California" do Red Hot Chilli Peppers. Só faltou mesmo a "California" do Phantom Planet, tema de O.C. - que viria bem a calhar com um dos acontecimentos posteriores da viagem. California here we come.

Los Angeles

L.A. foi um tanto decepcionante. Esperava todo o glamour que se vê na TV e se espera de uma cidade que abriga todos os astros e famosos. Mas a cidade passaria facilmente por uma metrópole brasileira. A calçada da fama é literalmente uma calçada. Pode ser ingenuidade da minha parte, mas eu esperava algo mais limpo, iluminado, em destaque na cidade. Mas é realmente só um monte de estrelas com nomes espalhadas pelas ruas, pelas quais todos passam sem notar. É fácil distinguir turista no meio da multidão: quem caminha olhando para o chão - e eventualmente para pra tirar foto quando encontra o nome de algum ídolo. Com exceção da calçada em frente ao Chinese Theater - onde as premieres acontecem todas as noites - que é mais bonita e tem as marcas de mãos e pés com as respectivas assinaturas dos famosos.


É comum esbarrar em gravações. Enquanto caminhávamos na Hollywood Blvd escutamos tiros um bloco a frente: estavam gravando uma cena da série policial Southland, com o ator Benjamin McKenzie, o Ryan Atwood de The O.C., no meio da rua. E durante a nossa caminhada em busca do melhor ponto para tirar fotos com a placa de Hollywood ao fundo (num sobe e desce de morros a pé até anoitecer), vários prédios tinham um aviso na porta de que seriam usados como cenário de gravações naquela mesma noite.

Fizemos um tour naqueles ônibus de dois andares. Passamos por prédios importantes - como o Capitol Records -, o cemitério dos famosos (onde estão enterrados Marylin Monroe e Heath Ledger), estúdios (Paramount Pictures, Nickelodeon, KCET, NBC), lugares que serviram de cenário de filmes (a boate de "Striptease", a casa do Iron Man, e o club em que John Travolta e Uma Thurman dançam em "Pulp Fiction"), e Beverly Hills, que na verdade é uma cidade a parte e não um bairro de Los Angeles, como eu imaginava. Tem até prefeito, posto policial, shopping a parte. Essa sim é o glamour em plena forma.

As praias

Fizemos os passeios às praias de ônibus. As viagens são demoradas, mas não há o que reclamar do transporte público de L.A., com exceção do mau humor dos motoristas. Passamos uma tarde em Santa Monica, a praia do píer com o parque de diversões. A água é gelada de doer, mesmo assim algumas das meninas se atreveram a entrar no mar. No mesmo dia, passamos rápido por Venice Beach, que a noite é casa de mendigos e um povo estranho. Na tarde seguinte, fomos pra Malibu (a casa do Charlie Harper de Two and a Half Men), cheia de golfinhos nadando próxima a costa.

As praias são lindas como toda deve ser, e calmas como nenhuma do Brasil. Pouca gente (tudo bem, era no meio da semana) e nenhum vendedor. Álcool é proibido. No entanto, qualquer uma delas passaria por uma das praias brasileiras mais simples. Nada demais. E deve ser por isso que os gringos se encantam com o litoral brasileiro.

Fotos: San Diego, Santa Monica e Malibu.


É uma viagem cansativa, corrida e é claro que uma semana não é suficiente pra fazer/conhecer tudo. E não ter nada planejado foi, sim, a melhor opção. Até mesmo porque em seis meninas não é fácil agradar a todas, mas nos viramos muito bem. Foi sem dúvida a viagem da minha vida e uma das melhores semanas ever.

2 comentários:

Anônimo disse...

Brendaaa que saudades!!! de vcs tdas e desses lugares lindos que eu tbm tive a oportunidade de conhecer....pena q nao foi com vcs!!! mas vc descrevendo...foi como se eu voltasse pra minha viagem!!! por favor escreve um livro!!! eu adoroooo seus textos!!
bjaooo linda!
Cintia.

Klaus Lautenschlaeger disse...

Hollywood, LA, California.. sensacional! Quero conhecer tbm, tudo o que há de bacana.
Beijo e até :)